Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos e importantes do mundo.

Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico é um importante ponto turístico da cidade e amplamente visitado por pesquisadores que estudam as centenas de espécies que o habitam. Com área total de 137 hectares, sendo 54 de área cultivada, o Jardim Botânico abriga coleções raras de bromélias e orquídeas, além de árvores centenárias e plantas exóticas.

O jardim também tem obras do início do século XVI, guardando um rico patrimônio histórico e cultural. Entre os monumentos destacam-se as estátuas de Eco e Narciso de mestre Valentim, o Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny, e o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 espécies de plantas típicas do Japão. O parque também é um excelente local para observação de pássaros, pois conta com mais de cem diferentes espécies nas copas e troncos de suas árvores.

O Museu do Meio Ambiente e o Espaço Tom Jobim, palcos de shows, exposições e eventos culturais importantes da cidade, também compõem as atrações do Jardim Botânico.


Horários:
Segundas-feiras: das 12h às 18h
De terça a domingo: das 8h às 18h

Ingresso:Inteira: R$ 15,00Meia entrada: R$ 7,50
• Para estudantes da rede pública ou privada
• Pessoas com deficiência
• Jovens até 21 anos, mediante documento de identificação com foto expedido por órgão público
• Jovens de baixa renda (idade entre 15 e 29 anos) que pertençam a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único
• Pessoas a partir de 60 anos
Gratuidade:
• Crianças até 5 anos
• Visitação escolar

Acessos:
– Rua Jardim Botânico, 1008 – bicicletários e estacionamento exclusivo (4 vagas) para pessoas com severas deficiências de locomoção (veículos adesivados); permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas).
– Rua Pacheco Leão, 101 – somente pedestres
– Não há estacionamento no Jardim Botânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate Website»